

UrboRural
Com a consciencialização de que "somos o que comemos", a população procura, cada vez mais, alimentos livres de pesticidas e ricos em propriedades indutoras de saúde.
Os Cabazes Biológicos tendem a proliferar um pouco por toda a parte, representando uma forma de comércio justo, amigo do ambiente e com grande comodidade para os interessados, já que grande parte dos seus responsáveis faz entrega ao domicílio.
Nas zonas mais rurais do País era comum avistar uma velhinha que chegava montada na sua carroça, soando um badalo e alertando o povo para a sua presença. A população corria até si: "bom dia dona Aurora, tem daquele requeijão?", "atão dona Aurora, os figos já vão maduros?", "dona Aurora, dê-me lá meia dúzia de pintos na casca"!
Estas são recordações nostálgicas de tempos de meninice passados na terra de muitos nós. As donas Auroras foram substituídas por caixas nas grandes superfícies e gente simpática ou carrancuda pesando legumes brilhantes, carregados de pesticidas e nocivos para a nossa alimentação: "seguinte!", "seguinte!", seguinte...
O tratamento dado ao consumidor ou à fruta igual, impessoal, bruto...
A velhinha tende agora a chegar sem tantas rugas no rosto, montada numa carrinha, num automóvel ou num jipe... são moças e moços jovens e sorridentes, vestidos com simplicidade e disponíveis para uma breve palavrinha se o cliente assim o desejar.
Trazem na alma a sabedoria dos antigos e no coração a memória que lhe terá sido passada por seus antepassados. Quem trabalha na terra e de si subsiste raramente o faz sem amor. Dá-lhe atenção, cuidados... e são esses os sentimentos que devemos ingerir para sermos feitos de essência melhor, mais pura e cristalina.
Optar por alimentos biológicos é por isso, de certa forma, alimentar-se de poesia.
Cabazes em Costa da Caparica, Almada e Seixal
Os interessados em adquirir cabazes biológicos nos concelhos do Seixal e Almada poderão fazê-lo com o Projecto270. O grupo, em conjunto com hortas de pequena produção localizadas no concelho de Almada, criaram uma interligação e disponibilizam agora uma variedade de produtos hortícolas e fruta da época.
Cada cabaz tem o peso de 7 kgs e tem o valor de 15 euros. O seu conteúdo é escolhido por cada pessoa.
Os cabazes podem ser recolhidos no projecto270 todas as sextas-feiras e a entrega ao domicílio é gratuita as zonas da Costa da Caparica, Almada e Seixal.
Cabaz PROVE, em Sesimbra
O PROVE nasceu duma experiência local que teve bastante sucesso, pelo que se encontra já implementado em diversos concelhos: Sesimbra, Palmela, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Montemor-o-Novo e Mafra.
PROVE é cosntituído por 3 a 5 produtores agrícolas que se unem para constituir um núcleo PROVE na sua região. De semana a semana os produtores reúnem-se e organizam os cabazes de acordo com as encomendas dos clientes e com os produtos da época. No dia da entrega, os produtores preparam os cabazes e fazem a sua distribuição no local seleccionado. Na semana seguinte voltam a reunir-se para dividir o dinheiro da semana anterior e retomam todo o processo de organização dos cabazes.
Com este cabaz fomenta-se a criação do seu emprego, pagamento imediato e justo dos produtos agrícolas.
Para além do Projecto270 e do PROVE são muitos os pontos de venda de produtos biológicos que se encontram disponíveis na página da Agrobio. Consulte-os!