

UrboRural
Camomila
(Matricaria chamomilla)
A infusão das flores produz uma tisana tónica e sedativa. Usa-se no banho para aliviar as queimaduras do sol. É habitualmente utilizada para acalmar espasmos e convulsões, como anti-inflamatório, antisséptico, entre outros.


Malva
(Malva sylvestris)
Apresenta propriedades anti-inflamatórias e utiliza- se na lavagem de feridas e como calmante sobre a pele e as mucosas inflamadas. Em infusão, usa-se em casos de diarreia, úlceras no estômago, catarros e obstrução das vias respiratórias e ainda como laxativo. .
Cravinho
(Eugenia caryophillata)
Conhecido como cravinho, o cravo-da-índia é rico em óleos essenciais e tem acção analgésica e anti-séptica.Também tem acção estomacal e anti-séptica bucal.Devido à sua ação analgésica, ajuda a aliviar dores causadas por gripe e resfriados.
Salva
(Salvia officinalis)
Depois das refeições, a infusão de folhas ajuda a fazer a digestão. É antisséptica e fungicida e contém estrogéneos. Utiliza- se contra a depressão, as inflamações da boca e da garganta, a diarreia e os afrontamentos da menopausa.


Gengibre
(Zingiber officinale)
O gengibre vem sendo usado para sintomas como náuseas, tonturas, fadiga e vómito. Melhora a enxaqueca. Reduz inflamações. Alivia o resfriado. A raiz de gengibre em pó é boa para o estômago, indigestão e náusea. Para dores de cabeça e cólicas menstruais, utiliza-se chá de gengibre.
Feno Grego
(Trigonella foenumgraecum)
Os benefícios de saúde do feno-grego incluem a gravidez, anemia, lactação, digestão, perda do paladar, febre, cuidados do cabelo, caspa, distúrbios de estômago, problemas biliares, problemas respiratórios, úlceras bucais, garganta, diabetes, inflamações e feridas.


Cebolinha
(Allium cepa)
O alto poder nutritivo da cebolinha faz de si um dos melhores antibióticos naturais. Cura a acne e a artrite reumatóide e recentemente ganhou status de alimento anti-cancerígeno. Melhora a visão, aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos, a absorção de ferro e o sistema imunológico de um forma geral.
Tomilho
(Thymus vulgaris)
O tomilho possui propriedades antibióticas, sendo também usado como erva para combater a insónia, os pesadelos e ajudar a melhorar os problemas respiratórios. Os benefícios do tomilho podem se traduzir nas suas propriedades expectorantes, diuréticas,


Alecrim
(Rosmarinus officinalis)
As folhas estimulam a circulação e aliviam a dor. Actua sobre o sistema nervoso e fortalece a memória. Utiliza-se no tratamento de insuficiências hepáticas e vesiculares, uma vez que possui propriedades diuréticas. Alivia a asma, as amigdalites e a obstrução nasal.

Poejo
(Mentha pulegium)
Usa-se como calmante e contra indigestões, gripes, bronquites e dores menstruais. Não deve ser tomado durante a gravidez ou em caso de problemas renais.
Alho
(Allium sativum)
Fortalece o sistema imunológico como um todo, aumentando a resistência orgânica a infecções, fluidifica e desodoriza as secreções no caso de bronquite, tuberculose, diminui a tosse, provoca a expectoração. Pode ser utilizado também em ferimentos e cortes.

